Escola Estadual professora Maria Augusta da Trindade
Professora: Severina Data ___/___/___ Turma___
Aluno (a):________________________________________
Avaliação de língua portuguesa
1. Diga o número de letras e fonemas das palavras abaixo:
Baú_______________________________________________________
Hora______________________________________________________
Escola____________________________________________________
Gato_____________________________________________________
2. Assinale com X se a palavra for encontros vocálicos ou consonantais.
Vocálico consonantal
Poesia ( ) ( )
Graça ( ) ( )
Saúde ( ) ( )
Sublime ( ) ( )
3. Leia estes versos.
“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração”.
1. Destaque do trecho as palavras que têm encontros vocálicos ou consonantais.
_______________________________________________________________
2. Identifique no verso o único dígrafo.
_______________________________________________________________
4. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha - lenha - fecho
b) lento - bomba - trinco - algum
c) águia - queijo - quatro - quero
d) descer - cresço - exceto - exsudar
e) serra - vosso - arrepio – assinar
a) folha - ficha - lenha - fecho
b) lento - bomba - trinco - algum
c) águia - queijo - quatro - quero
d) descer - cresço - exceto - exsudar
e) serra - vosso - arrepio – assinar
5. Separe as sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas. Estudante_________________________________________________
Som______________________________________________________ Escola____________________________________________________ livro_______________________________________________________
6. Complete a história abaixo da maneira que quiser. Seja criativo (a) e abuse da sua imaginação.
Era uma vez________________________________________________
Que vivia__________________________________________________ Todos achavam_____________________________________________
Até que um dia______________________________________________
Então_____________________________________________________
E assim todos ______________________________________________.
Escola Estadual professora Maria Augusta da Trindade
Professora: Severina Data ___/___/___ Turma___
Aluno (a):________________________________________
Avaliação de geografia
1. Assinale com X as principais formas de orientação.
Sol ( ) mar ( ) cruzeiro do sul ( )
Dia ( ) lua ( ) cruzeiro do norte ( )
2. O que é o cruzeiro do sul?
3. Quais são os pontos cardeais? ____________________________________________________________
4. Como o Brasil esta dividido? ____________________________________________________________
5. Como são formados os municípios? ____________________________________________________________
6. Qual o nome do nosso município? ____________________________________________________________
7. Complete os espaços abaixo:
a) Toda _________________deve ter uma_______________ para ____________.
b) Em nossa casa nos abrigamos do__________ da ____________e do __________.
8. Agora marque com X o que tem em sua casa.
( )sala ( )jardim
( )varanda ( )piscina
( )quarto ( )banheiro
( )garagem ( )parque
( )dispensa ( )quintal
9. Minha casa tem_____ cômodos.
10. Eu moro em: ( )casa alugada
( )casa própria
Boa sorte turma!
Escola Estadual professora Maria Augusta da Trindade
Professora: Severina Data ___/___/___ Turma___
Aluno (a):________________________________________
Avaliação de matemática
1. Completem na reta numérica os números naturais. 0__________________________5______________________9
2. Represente os números no quadro valor lugar.
D U C D U
22 ___ ___ 170 ___ ___ ___
17 ___ ___ 193 ___ ___ ___
31 ___ ___ 100 ___ ___ ___
63 ___ ___ 253 ___ ___ ___
45 ___ ___ 412 ___ ___ ___
3. Numere corretamente: (1) para par e (2) para ímpares.
( )43 ( )30 ( )43 ( )12
( )16 ( )9 ( )90 ( )26
( )13 ( )11 ( )17 ( )1
( )21 ( )8 ( )2 ( )7
4. Represente em numeração romana.
1 ___ 10 ___ 50 ___ 100 ___
5 ___ 20 ___ 55 ___ 500 ___
3 ___ 30 ___ 11 ___ 550 ___
6 ___ 15 ___ 16 ___ 1000___
5. Encontre o total dos valores de adição e subtração.
7 5 9 3 8 4 7 5 5 8 6 4 6 3
+3 2 4 +3 5 4 +6 2 + 3 4 3 + 5 3 6
______ ______ ____ _____ _______
7 5 9 7 6 8 5 8 3 7 8 9 4 8
- 5 2 3 - 3 3 5 -1 3 - 1 1 7 -4 2 5
______ ______ _____ _____ ______
Boa sorte!
Escola Estadual professora Maria Augusta da Trindade
Professora: Severina Data ___/___/___ Turma___
Aluno (a):________________________________________
Avaliação de história
1. Quem faz parte do nosso grupo familiar? ____________________________________________________________________________________________________________________
2. Qual o nome da maior festa popular brasileira? __________________________________________________________
3. Marque com X as dependências da nossa escola.
( ) salas de aulas ( ) cozinha
( ) lanchonete ( ) quadra de esporte
( ) banheiro ( ) secretaria
( ) piscina ( ) sala de vídeo
( ) biblioteca ( ) sala de leitura
4. Eu estudo no horário da: ( ) manhã ( ) tarde
5. Minha sala de aula é: ( )pequena ( ) grande
( )suja ( )limpa
6. O que você ver no caminho para a escola? ____________________________________________________________________________________________________________________
7. Com suas palavras explique que mudanças você acha necessário para mantermos nossa sala de aula sempre limpa? ____________________________________________________________________________________________________________________
8. Para você é certo o errado.
a) Conservar a sala de aula limpa ________________
b) Jogar papel sempre no chão _________________
c) Esperar a vez de falar ______________________
d) Fica em pé na sala de aula __________________
e) Respeitar a professora e os colegas___________
9. Qual o nome do primeiro prefeito da nossa cidade e quem é o atual? ____________________________________________________________________________________________________________________
Boa sorte!
Escola Estadual professora Maria Augusta da Trindade
Professora: Severina Data ___/___/___ Turma___
Aluno (a):________________________________________
Avaliação de ciências
1. Quais são os três astros do sistema solar? _______________________________________________________
2. Numere as colunas corretamente:
(1) Estrelas (2) planetas (3) satélites
( ) são astros que não tem luz próprias, mas tem movimento.
( ) são astros que tem luz próprias, mas não tem movimento.
( ) são planetas secundários que giram a volta de um planeta principal.
3. Qual o nome da única estrela do sistema solar? _______________________________________________________
4. Explique com suas palavras os dois benefícios que o sol produz para a vida na terra? ______________________________________________________________________________________________________________
5. Qual o nome do único satélite natural da terra? ______________________________________________________
6. Quais são as quatro fases da lua? _______________________________________________________
7. Escreva o nome dos dois movimentos que a terra faz? ______________________________________________________
8. Complete:
a. O movimento da rotação é responsável por qual fenômeno no planeta? _______________________________________________
b. Quanto tempo a terra leva para completar o movimento de rotação? ________________________________________
c. E o movimento de translação é responsável por qual fenômeno no nosso planeta? _________________________________________________
d. E quanto tempo é gasto para completar o movimento de translação? __________________________________________________
Boa sorte!
Obrigada por colaborar com o trabalho de vários professores! Amei as tarefas. Sucesso e muitas bênçãos na sua vida!
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